Abertura com o Terço da Misericórdia
É sempre importante ter presente a unidade entre os Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Comunhão e Crisma).
Cada um deles é autônomo, mas todos estão intimamente interligados. No Batismo, a pessoa é mergulhada na vida de Deus Trino e na comunidade cristã. A crisma é o recebimento do Espirito Santo, que confirma o cristão para assumir pessoalmente o compromisso de fé.
O Espirito Santo, Dom de Deus, ofertado pela imposição das mãos do Bispo, nos envia "para fora". O espirito Santo é dado para a comunhão e para a missão.
Os encontros de preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã segue a orientação do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA) e é realizado em 50 encontros (aproximadamente 12 meses), sendo os encontros semanais e com duração de uma hora e meia.
Durante este período, o jovem ou adulto passa por etapas que são sempre permeadas de ritos e celebrações e que auxiliam na progressiva imersão no ministério de Jesus Cristo.
Ao receber a Crisma, o cristão é chamado a "seguir os mesmos passos" de Jesus.
Nascido para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espirito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações. de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.
Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.
Matéria: Santo Crisma - oléo da oliveira (azeite) misturado com bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa.
Forma: O Bispo diz: "Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus", traçando o sinal da Cruz na fronte do crismando com o óleo do Crisma.
O Bispo (ordinário) ou o padre (por delegação).
Jesus disse a Pedro: "Depois que te converters, volta e confirma os teus irmãos." (Lucas 22,32). Outras passagens: Atos dos Apóstolos 8, 14-17; Atos do apóstolos 19, 1-6.
Aumento da graça santificante. Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados.
A Crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével em nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão, não se pode receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem.
Dons do Espírito Santo
A preparação para a Crisma visa conduzir o cristão a uma união mais íntima com Cristo, a uma familiaridade mais intensa com o Espírito Santo, a sua ação, seus dons e seus chamados, a fim de que possa assumir melhor as responsabilidades apostólicas da vida cristã.
"Então os dois apóstolos lhe impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo"
At 8,17
Dias dos encontros de preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã:
Domingo: 15:30h - 16:30h
Quarta-feira: 19:00h - 20:00h
Inscrições na secretaria paroquial ou clicando nos links para Domingo ou Quarta-feira.